Salgueiro mata quase 50 pombos em ensaio e será denunciada por crime ambiental

30/01/2016 17:04




Nesta semana, durante ensaio na Sapucaí, no Rio de Janeiro, a escola de samba Acadêmicos do Salgueiro matou pelo menos 48 pombos enquanto realizava o ensaio técnico para o Carnaval 2016.  


Os integrantes soltaram dezenas de animais no meio do batuque esperando que eles voassem para longe, mas muitos, desorientados com o altíssimo volume, caíram no chão e - em uma cena bizarra de se imaginar - acabarampisoteados pelos membros da escola no desfile.


De acordo com reportagem do site Vista-se, mesmo se os pássaros tivessem conseguido voar, era bastante provável que morressem; criadas em cativeiros, essas aves necessitam de um estudo complexo para saber o ambiente adequado para realizar a soltura. A escola não procurou se informar a respeito do tratamento dos animais.


Dos 68 pombos recolhidos pela ONG ‘SOS Aves e Cia’ no local, somente 20 conseguiram sobreviver. Desses, muitos ainda têm altas probabilidades de morte. Segundo a entidade, a escola será notificada com base na lei 9.605, que classifica como atividade criminosa o abandono de animais.


“Infelizmente, o Salgueiro cometeu um crime ambiental em pleno sambódromo e na frente de todo mundo", afirmou o presidente da ONG, Paulo Maia em entrevista à rádio CBN do Rio. “Não pode chegar em uma avenida e liberar um pombo. O animal, para ser reintegrado ao ambiente, precisa de todo um estudo. O sambódromo é um local totalmente poluído sonoramente, e o pombo vai para onde?”


Até o momento, a escola de samba ainda não se pronunciou sobre o assunto. Porém, nas redes sociais, muitos internautas criticaram a atitude da agremiação e insistiram para que a produção desista de soltar pombos no dia do desfile. Caso o Salgueiro não atenda aos pedidos, talvez a gente vai se ver no meio de uma verdadeira matança na tela da TV…


Na noite de sexta (29), a escola soltou um breve comunicado em sua página no Facebook se desculpando pelo ocorrido


“Viemos através desta declarar nosso sincero pedido de desculpas e ressaltar que não houve intenção alguma de maltratar animais. 


O Salgueiro tem diversos projetos sociais e está sempre disposto a ajudar. 


Ressaltamos que não foi pretendida em tempo algum a participação de animais no desfile oficial.”


Assista abaixo ao vídeo das aves sendo usadas no ensaio:

Comentários

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário

Fonte:Yahoo 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!